20 de janeiro de 2021
A Fundação Amílcar Cabral (FAC) homenageou hoje 15 personalidades, entre os quais alguns combatentes da Liberdade da Pátria, que no seu entender contribuiram para a criação e desenvolvimento da Fundação e a divulgação e preservação do pensamento de Amílcar Cabral.
Para o presidente da Fundação, Pedro Pires, a atribuição do diploma de mérito, é um reconhecimento do passado da Fundação, da Luta de Libertação, mas também distingue aqueles que trabalham para um melhor conhecimento do pensamento de Cabral.
O ex- presidente da República diz quer as homenagens são feitas com os olhos postos no futuro da Fundação Amilcar Cabral.
Para Crispina Gomes, uma das homenageadas, a atribuição do diploma de mérito também é uma mensagem á sociedade cabo-verdiana para a importância de conhecer o património histórico da nação crioula.
Entre os homenageados alguns a título postumo como Abilio Duarte, Aristides Pereira, Corsino Fortes, Aguinaldo Lisboa Ramos e outros que segundo o ex-chefe de Estado continuam a dar o seu contributo para a promoção da fundação como Manuel Veiga, David Hopffer Almada, Osvaldo Lopes da Silva, Osvaldo Osorio e João Pereira Silva.
Programação