Câmara Municipal da Praia vai mesmo levar avante o programa do Carnaval

09 de fevereiro de 2021

A+ A-

A Câmara Municipal da Praia vai mesmo levar avante o programa de atividades por ocasião do Carnaval, em contramão ao decreto do Governo que proíbe a realização de desfiles carnavalescos e festas de carnaval para prevenir a propagação da Covid-19. 

Segundo o cronograma divulgado pelo pelouro da cultura daquela edilidade, as atividades decorrem de 13 a 27 de Fevereiro, no Parque 5 de Julho.  

O programa contempla uma exposição de peças e artefactos relativos ao carnaval na Casa Padja, e demonstrações de desfile da festa do Rei Momo na arena e espaços do parque. 

Participam nos desfiles todos os grupos carnavalescos oficiais da cidade da Praia. 

Contactado pelo Jornal da Noite da RCV, sem, no entanto, gravar a entrevista, o diretor de Cultura da Câmara Municipal da Praia confirmou que as atividades vão mesmo ser realizadas.  

De resto, a 5 de Fevereiro, um dia após o decreto do Governo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Chissana Magalhães manifestava a determinação da edilidade de não iria abrir mão do programa de atividades previsto por ocasião do Carnaval. 

A ser concretizado, o programa de atividades da Câamara Municipal da decorre em contramão ao decreto do Governo que proíbe desfiles e festas em espaços públicos.

O decreto do Governo chega mesmo a desautorizar autoriza as habituais tolerâncias de ponto. 

Na sua página no Facebook, Abraão Vicente,  Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, apela ao sentido de responsabilidade da autarquia praiense, pediu responsabilidade, empatia e espírito de solidariedade para com os cabo-verdianos. Alertando que se todos não celebram, ninguém celebra, principalmente quando financiado pelo dinheiro público. Abraão Vicente adverte que não se pode baixar a guarda contra a Covid-19.

 

Levi Salomão / RCV

Reportagem RCV com jornalista Levi Salomão