18 de fevereiro de 2021
A redução substancial das propinas e taxas na Universidade de Cabo Verde é uma das propostas do deputado do PAICV, Odaílson Bandeira, justificada com a realidade socioeconómica do país e as dificuldades por que passam dezenas de universitários oriundos de Santo Antão que estudam nas ilhas de São Vicente e de Santiago.
O deputado Odaílson Bandeira pede ao Estado para aumentar a subsidiação à universidade pública, devido à perda de receitas em consequência da diminuição do valor das propinas.
Odaílson Bandeira mostra-se preocupado com a situação dos estudantes cujas famílias são desprovidas de recursos financeiros e afirma que dezenas de estudantes oriundos de Santo Antão e que se encontram em São Vicente e em Santiago, estão a passar por várias dificuldades.
O deputado desafia os citados universitários a criarem a sua associação, ideia que foi abraçada por Davidson Gomes, que estuda em São Vicente (áudio infra, com Davidson Gomes,estudante).
Para o deputado Odaílson Bandeira, as dificuldades vividas pelos universitários são razõespara que sejam criadas as condições, visando assegurar o acesso justo ao ensino superior, independentemente da ilha de onde o estudante é proveniente.
A instalação efetiva do ensino superior em Santo Antão, com uma unidade funcional e autonomia, é outra reivindicação deixada pelo deputado, na conferência de imprensa de hoje, no Mindelo.
RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)
Programação