Câmara Municipal da Boa Vista confirma foco de Peste Suína Africana na ilha

23 de fevereiro de 2021

A+ A-

Circulação de suínos, seus produtos e derivados da Boa Vista para as restantes ilhas do país está proibida devido a peste suína Africana.

Num comunicado publicado pela Câmara Municipal da Boa Vista no final de semana, na rede social Facebook, a edilidade comunica que as autoridades sanitárias e de segurança fazem saber a população que 7 (sete) de 31 (trinta e uma) amostras enviadas ao Laboratório Veterinário da Direção de Serviço da Pecuária da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, resultaram positivo à presença de anticorpos da Peste Suína Africana. 

Devido a confirmação ou suspeita da presença da Peste Suína Africana na ilha da Boa Vista, detectada em explorações suinícolas localizadas na Zona Industrial de Sal-Rei, estão a ser implementadas um conjunto de medidas sanitárias pelas Autoridades Locais. As Autoridades Sanitárias e Policiais vão reforçar a sua vigilância, estando totalmente proibidos o abate de suínos sem a devida autorização; Circulação de suínos dentro da ilha (de uma localidade para outra); Circulação de suínos, seus produtos e derivados da Boa Vista para outras ilhas.

As Autoridades Locais apelam aos munícipes que não consumam carne de porco sem o certificado de salubridade emitido pela autoridade veterinária local ou carne de porco de origem duvidosa.

De referir que a Rádio de Cabo Verde tentou ouvir a Direção de Pecuária da direcção Geral de Agricultura Silvicultura e Pecuária, que remeteu pronunciamento para outra ocasião.