Amadeu Oliveira continua a exigir a assistência de público, no mínimo 5 pessoas, tanto no seu como no caso de Arlindo Teixeira

04 de março de 2021

Amadeu Oliveira
A+ A-

 

O advogado apresenta-se esta manhã no Supremo Tribunal de Justiça para defender Arlindo Teixeira. Emigrante em França e de férias em Santo Antão por 45 dias, Arlindo Teixeira, primeiro, é agredido à pedrada tendo ficado com mazelas físicas substantivas e, depois volta a ser agredido pela mesma pessoa que, ferido com um único golpe acaba por falecer dias depois.

 

E, no dia 31 de Julho de 2015, Arlindo Teixeira é detido, preventivamente e, depois, em 2016, condenado a 11 anos de prisão. É quando entra, Amadeu Oliveira, com um recurso para o Supremo Tribunal de Justiça que, em 2017, reduz para 9 anos a pena de Arlindo Teixeira.

A questão vai ao Tribunal Constitucional que, no dia 26 de Abril de 2018, manda soltar Arlindo Teixeira, tendo anulado todas as acusações e reconhecido que Arlindo Teixeira só agiu depois de agredido.

O processo volta ao Supremo Tribunal de Justiça, que interdita a saída de Arlindo Teixeira do país e com a obrigatoriedade de comparecer 3 vezes por semana, na esquadra da polícia.

 

O julgamento de hoje surge como um reagendamento de um anterior de 25 de Fevereiro, que não acontece porque Amadeu Oliveira recusa a ideia de um julgamento sem público, como pretendia o Supremo Tribunal de Justiça.

A presença de Amadeu Oliveira no julgamento de hoje esteve por uma "unha negra". De facto, o advogado esteve para ser detido, ontem, por ordem do Tribunal da Praia, para garantir a presença de Amadeu Oliveira já como réu no julgamento em que é acusado por 14 crimes de difamação contra juízes do Supremo Tribunal de Justiça. O certo é que a detenção não foi concretizada, por motivos ainda desconhecidos.

Amadeu Oliveira continua a exigir a assistência de público, no mínimo 5 pessoas, tanto num como noutro caso. O julgamento de Arlindo Teixeira, nesta fase, tem um dado novo, o interesse da Embaixada da França, justamente porque Arlindo Teixeira é cidadão francês.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)



Artigos Relacionados