Demissão de agentes envolvidos na violação de mulher na esquadra de Santa Catarina não mancha a imagem da PN

08 de março de 2021

Paulo Rocha, Ministro da Administração Interna
A+ A-

 

Ministro da Administração Interna, considera, que a demissão de um dos agentes envolvidos num caso de violação de uma mulher na esquadra de Santa Catarina de Santiago em 2019, não mancha a imagem da instituição, pelo contrário demonstra, que esta é capaz de punir os agentes que prevaricam.


A declaração de Paulo Rocha surge num momento em que é divulgado um estudo da Afrosondagem, dando conta que a confiança dos cabo-verdianos na Polícia Nacional vem diminuindo desde 2014.

Facto, que é desdramatizado pelo Ministro, que realça que, segundo esse mesmo documento, a instituição, que tutela, continua a ser como uma das que mais confiança têm dos cidadãos, ocupando a terceira posição no ranking.

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, ordenou em 2019 um inquérito para apurar as circunstâncias em que a alegada violação de uma mulher, então, detida na esquadra de Santa Catarina, teria acontecido. Na altura,o ministério público alegou como base parao processo, a existência de factos suscetíveis de indicarem", contra um dos elementos da Polícia Nacional, a prática de um crime de agressão sexual, outro de prevaricação de funcionário e um terceiro de abuso de poder.

Após recolha de "indícios considerados suficientes" foram emitidos mandados de detenção para três polícias.

Agora, a polícia Nacional anuncia a demissão de um dos três, o que, justifica o Ministro, não mancha a imagem da instituição, até porque o agente em causa foi condenado em tribunal pela violação de deveres e não por agressão sexual.

Os processos de investigação da Polícia Nacional e do Ministério Público, surgiram após a denúncia,pela alegada vítima, contra agentes da Polícia Nacional da esquadra de Santa Catarina, de violação de uma mulher ocorrida em 2019, no interior da esquadra onde estava detida após altercação na via pública.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)